Sistema de Transmissão

Institucional

O sistema da Transmissora Sul Litorânea de Energia S.A. integrará a Rede Básica do Sistema Interligado Nacional, cuja coordenação da operação é o Operador Nacional do Sistema Elétrico - ONS, com o qual foi celebrado o respectivo Contrato de Prestação de Serviços de Transmissão - CPST nº 037/2012.

Desempenho Economico-Financeiro

Conforme Contrato de Concessão, a prestação do serviço de transmissão se dará mediante o pagamento de Receita Anual Permitida a partir da data da disponibilização das instalações para a operação comercial, reajustado anualmente no mês de julho de cada ano, pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA.

Em complemento ás demonstrações financeiras previstas na Legislação Societária, estamos apresentando, conforme Manual de Contabilidade do Serviço Público de Energia Elétrica, a Demonstração do Valor Agregado. O Balanço Social e o Relatório de Responsabilidade Socioambiental, introduzido através do Despacho SFF/ANEEL nº 3.034, de 26 de dezembro de 2006, será divulgado em exemplar à parte.

Perspectivas

O futuro costuma ser cheio de desafios para as empresas do setor elétrico. Como um produto vital para o conforto e a qualidade de vida da população, como também para o crescimento econômico, tornando assim nossa responsabilidade cada vez maior perante as perspectivas brasileiras de crescimento.

Para 2014, estão projetadas a obtenção das licenças ambientais de operação e a conclusão das obras de instalação dos Trechos Norte e Sul da Linha de Transmissão que contempla a LT Nova Santa Rita - Povo Novo, Povo Novo - Marmeleiro e Marmeleiro - Santa Vitória do Palmar; a conclusão das Subestações Marmeleiro, Santa Vitória do Palmar e Povo Novo, e a ampliação da Subestação Nova Santa Rita. Até agosto do próximo ano a TSLE deverá proceder à energização de todo o empreendimento - linha de transmissão e subestações -, cumprindo sua responsabilidade diante da demanda de transmissão de energia nacional e no Estado do Rio Grande do Sul em particular. Um empreendimento deste porte deve ser e é tratado com responsabilidade proporcional a importância do mesmo ao Rio Grande do Sul e ao Brasil.

Todas essas realizações foram possíveis graças ao empenho e participação dos acionistas, colaboradores, fornecedores, seguradora, agentes financeiros e do Setor Elétrico, e a todos que direta ou indiretamente estão colaborando para o êxito das atividades da TSLE. Registramos aqui portanto, nosso reconhecimento e agradecimento, renovando a confiança no sucesso das operações, com respeito às dimensões social e ambiental, e na prestação de um serviço de qualidade às comunidades abrangidas.